Autor do restauro da primeira Casa Modernista Brasileira ministra palestra na UniFAJ

Autor do restauro da primeira Casa Modernista Brasileira ministra palestra na UniFAJ

Os alunos de Arquitetura e Urbanismo da UniFAJ, de todos os semestres, se reuniram no dia 22 de fevereiro para assistir a palestra “O restauro da primeira obra modernista Brasileira, de Gregori Warchavchik”, tema da Aula Magna do curso dando início ao ano letivo. O assunto foi dissertado pelo Dr. Haroldo Gallo, que é arquiteto e docente há mais de quatro décadas e autor do projeto de restauração da primeira Casa Modernista Brasileira, localizada na Vila Mariana em São Paulo, do então arquiteto russo Gregori Warchavchik.

A abertura da Aula Magna ficou por conta do diretor acadêmico de unidade, professor Flávio Fernandes Pacetta, que desejou a todos os presentes um ‘magnífico ano letivo’ e se colocou a disposição dos estudantes. Dando sequência, Haroldo, contou sua experiência no desenvolvimento do projeto de restauro conservativo, levantando um breve resumo de vida do então Gregori Warchavchik. Ícone do modernismo brasileiro, Gregori, foi um arquiteto de família judaica ucraniana que devido as perseguições europeias, saiu da Ucrânia ainda jovem e foi estudar na Itália, surgindo a oportunidade depois de anos, de vir para o Brasil, na metade dos anos 20.  E assim, o profissional deu origem a primeira Casa Modernista Brasileira que era sua moradia.

O imóvel passou por uma reforma em 1935, iniciada ainda por Gregori, tendo dois padrões estéticos distintos. Nos anos 70, o arquiteto deixou a casa e em 1980, o local se tornou empreendimento imobiliário, mas devido a comoção da comunidade, o imóvel foi tombado pela Prefeitura. Em 2005, o Governo do Estado de São Paulo teve a iniciativa de restauro e o professor Haroldo Gallo foi convidado a ser o autor da obra.

“O trabalho de restauro é extremamente importante para nós (arquitetos), ele forma memória e identidade e o restauro de projeto e construção da nossa identidade como arquiteto”, argumentou o docente, complementando. “A profissão de Arquiteto é necessário, mas não é fácil. Exige muito empenho e dedicação e quero trazer uma mensagem para eles (alunos) para não perderem a esperança pelo caminho porque vão encontrar dificuldade, mas vale a pena. Sempre vivi de arquitetura e se tivesse que começar de novo, faria tudo igual”, encerrou Haroldo.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful