Aulas de Enga. de Alimentos abordam uso de conservantes e coloração de bactérias

Aulas de Enga. de Alimentos abordam uso de conservantes e coloração de bactérias

Os alunos do 3º semestre do curso de Engenharia de Alimentos tiveram aulas práticas no Laboratório de Morfo I, sob a supervisão da coordenadora Lilian, nos dias 20 de fevereiro e 18 de março.

Na atividade do dia 20, foi abordado o “uso de conservantes na preservação de alimentos”, em que os alunos aprenderam que os alimentos industrializados precisam, em alguns casos, da adição de substâncias conservadoras para que os microorganismos ali presentes não se desenvolvam, evitando, assim, a deterioração ou proliferação de doenças.

Nessa aula, os alunos testaram diferentes conservadores utilizados na indústria de alimentos na produção do suco de maçã, a fim de verificar o efeito dessas substâncias no crescimento dos microorganismos presentes no alimento.

Na aula do dia 18 de março, o tema foi “coloração de bactérias e fungos”. Conforme explicou a professora, “a coloração é uma técnica utilizada para conseguirmos visualizar as células”. Durante a prática, os alunos aprenderam duas técnicas de coloração de células: a primeira chamada coloração de Gram é utilizada para colorir bactérias, sendo possível detalhar a forma e iniciar sua classificação. Já a outra coloração foi realizada para visualização das estruturas dos fungos, diferenciando as duas formas, os bolores e as leveduras.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful