Aulas de Educação Física recebem profissionais da área

Aulas de Educação Física recebem profissionais da área

As aulas práticas do curso de Educação Física, ocorridas na terça-feira, 8 de abril, na quadra e na sala 28, tiveram depoimento e palestra de dois profissionais de áreas distintas. Os eventos foram realizados com os alunos do 1º e do 7º semestres, ambos sob orientação do professor Artur Squarisi.

A turma do primeiro semestre, que está cursando a disciplina de Lutas, recebeu o professor Arlindo Baião, que é formado em Licenciatura pela FAJ e está cursando o Bacharelado em Educação Física, além de ser proprietário de uma academia de lutas em Jaguariúna. Ele trouxe aos estudantes informações sobre maneiras de se trabalhar o ensino do Jiu-Jitsu para crianças de forma adequada.

“Após cada aula prática como esta, os alunos têm como tarefa avaliativa pensar na modalidade apresentada e construir duas atividades com base nas características da luta, que devem ser obrigatoriamente montadas de maneira que tenham um formato lúdico. Ao final do semestre todos os alunos terão acesso ao material de todos os colegas, saindo da disciplina com um livro base de atividades para o ensino da lutas no processo de iniciação”, comenta o professor Squarisi.

O docente explica que a disciplina tem como objetivo, dentro do curso, trabalhar os aspectos pedagógicos das lutas que possam ser aplicadas como parte dos conteúdos nas aulas de Educação Física. “Com isso procuramos trabalhar com alguns convidados que tenham experiência com alguma arte marcial específica e que trabalhem de forma didática através do uso da ludicidade como ferramenta pedagógica”, diz.

ESPORTES ADAPTADOS

O convidado para a aula prática da turma do sétimo semestre foi o professor Benedito Franco Leal Filho, mais conhecido como Neno. Ele é cego desde os 8 anos de idade e construiu uma vida plena de muito sucesso tanto na carreira quanto na vida pessoal. Neno é formado em História pela Unicamp onde também fez especialização em Educação Física e Atividade Motora Adaptada. Atuou como dirigente esportivo na função de vice-presidente da Confederação Brasileira de Desportos para Cegos e atualmente é palestrante e escritor de livros relacionados à deficiência visual, tanto para o público infantil quanto adulto.

“Contar com a presença do professor Neno em uma palestra para nossos alunos foi uma oportunidade ímpar em função de seus conhecimentos como dirigente esportivo e especialmente por sua incrível sensibilidade e compromisso com a educação. Para a disciplina, é uma importante troca de informações entre os alunos, que tiveram a oportunidade de tirar dúvidas diretamente com uma pessoa que convive com uma deficiência há mais de 40 anos”, declarou o professor Artur Squarisi.

A palestra de Neno foi para os alunos da disciplina de Esportes Adaptados, que trabalha os conhecimentos sobre o desenvolvimento e aprendizado dos esportes paralímpicos e os esportes considerados não convencionais para pessoas com algum tipo de deficiência.

A disciplina é nova na grade curricular do curso de Educação Física da FAJ e vem sendo implantada em diversos cursos pelo Brasil. “Tendo em vista que a pessoa com deficiência está cada vez mais ativa em vários setores da sociedade, especializar nossos alunos neste campo é de vital importância em um mercado de trabalho crescente neste setor. Especialmente pelo fato do Brasil ser o país sede dos próximos Jogos Paralímpicos em 2016 no Rio de Janeiro”, argumenta o docente.

 

Erro na Galeria:
Nenhuma Galeria com ID 30 foi encontrada ou você ainda não criou álbuns para ela .

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful