Aula prática da Veterinária demonstra processo da osmose

Os alunos do 3º semestre do curso de Medicina Veterinária tiveram uma aula prática sobre osmose, um tipo de transporte que acontece através das membranas celulares. Este mecanismo é responsável pelo trânsito de água nas células e, em um animal saudável, a quantidade de água difundida para dentro da célula é, normalmente, a mesma quantidade de água que sai. “Quando um animal apresenta alguma enfermidade que envolva a perda de água em excesso (por exemplo, vômito, diarreia) esse equilíbrio desaparece e acontece o que conhecemos por desidratação”, explica a Profa. Juliana Thomaz.

O tratamento da desidratação envolve a reposição de fluidos, conhecida como fluidoterapia, e o sucesso do tratamento depende do conhecimento da fisiologia dos líquidos corporais e das soluções que podem ser utilizadas para esta reposição.

“A aula realizada com hemácias imersas em soluções de diferentes concentrações teve o objetivo de mostrar como esta célula se comporta nestas situações (aumentando ou diminuindo seu tamanho e, até mesmo, rompendo sua parede), para que o aluno visualize na prática o mecanismo do transporte envolvido e possa relacioná-lo ao dia a dia do médico veterinário”, finaliza a professora.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful