Aula prática da Nutrição demonstra as etapas de processamento do iogurte

Aula prática da Nutrição demonstra as etapas de processamento do iogurte
Por Bruno Felisbino
Os alunos da disciplina Técnica de Alimentos, do 4° semestre do curso de Nutrição, participaram de uma aula prática, no dia 9, administrada pelo professor Dag Mendonsa Lima, em que fizeram uma preparação para a obtenção de iogurte por meio do processo de fermentação a partir do leite, numa ação realizada por microrganismos.

O iogurte se distingue dos outros produtos fermentados por seu aroma típico e agradável, atribuído à presença de quantidades suficientes de acetaldeido, como principal componente do aroma. O sabor ácido refrescante é atribuído à presença de ácido lático.

“Um iogurte de boa qualidade deve apresentar uma consistência adequada, coágulo firme, textura cremosa, sabor e aroma característicos e ser isento de separação de soro”, explica o professor.

Os pontos associados com a obtenção de um iogurte de boa qualidade envolvem: composição do leite ou mistura básica, processo de fabricação e cultura utilizada (fermento lático).

Os alunos puderam observar as principais etapas do processamento do iogurte: seleção da matéria-prima e preparo da mistura, homogeneização, tratamento térmico, inoculação, incubação, resfriamento, embalagem e estocagem.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful