Aula Magna de Pedagogia questiona “Escola sem Partido?”

Aula Magna de Pedagogia questiona “Escola sem Partido?”

O movimento “Escola sem Partido?” foi tema da Aula Magna do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ, no dia 23 de agosto, proferida pela professora e doutora, Ângela Fátima Soligo.  Apesar de ser um projeto inconstitucional, a palestrante revelou aos estudantes que diversos estados e cidades do país têm apresentado o interesse em tentar aprová-lo nas câmaras municipais para torná-lo lei municipal, sendo uma discussão extremamente importante entre educadores.

A psicóloga buscou fazer uma leitura crítica sobre esse projeto começando por problematizar esse nome tendo como pergunta inicial da Aula Magna, A escola tem partido?. “Se olharmos o que é a escola a marca dela é a diversidade, os professores são diferentes uns dos outros, não dá para dizer que a escola tem partido”, disse Ângela que lembrou os alunos de que a lei que orienta a educação no Brasil foi instituída em 1988, quando surgiu a nova Constituição Federal.

Buscando ampliar os olhares dos futuros (as) pedagogos (as) sobre o movimento, a Professora frisa que os alunos precisam sair da graduação apropriados dessa discussão para fazer o enfrentamento. “Hoje precisamos urgentemente fazer o enfrentamento e dizer que nós do campo da educação não queremos isso, porque quem propôs esse projeto não é educador, então o campo da educação precisa de apropriar para se contrapor”, concluiu Ângela Soligo.

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