Aula de Engenharia de Alimentos apresenta técnicas de produção de vinho e vinagre

Aula de Engenharia de Alimentos apresenta técnicas de produção de vinho e vinagre
Por Bruno Felisbino
A disciplina Tecnologia das Fermentações, do 9º semestre do curso de Engenharia de Alimentos da FAJ, promoveu uma atividade em laboratório para mostrar aos alunos como é feita a fabricação de vinho e vinagre.  A disciplina tem por objetivo apresentar as tecnologias envolvidas na fermentação de alimentos de origem vegetal e a aplicação industrial destas técnicas e procedimentos, permitindo ao aluno avaliar qual é o mais adequado à sua realidade.

O professor Dag Mendonça Lima explica que a vinificação é o processo de transformação do mosto da uva em vinho e a acetificação é o processo de transformação do macerado de uvas em vinagre.

“O preparo do vinho e do vinagre envolve processos longos e complexos em que o controle e o acompanhamento das etapas desde o início até o final são de extrema importância para a obtenção de produtos não só de qualidades superiores mas também de menores custos de produção e com maiores rendimentos”, explica.

Muitos alimentos devem sua produção e suas características às atividades e aos procedimentos fermentativos. Entre eles, estão queijos maturados, chucrutes, embutidos, produtos a base de soja, vinagre, vinhos, cervejas, entre outros.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful