Atleta da Seleção Brasileira de Rugby em cadeira de rodas ministra palestra aos alunos de Educação Física

Atleta da Seleção Brasileira de Rugby em cadeira de rodas ministra palestra aos alunos de Educação Física

Na última quinta-feira, 7, os alunos do 7° semestre do curso de Educação Física puderam conferir a história de superação do atleta de Rugby em cadeira de rodas Luis Fernando Sper Cavalli, que apresentou conceitos do esporte, além do tema “Lesão Medular”

A palestra faz parte da disciplina “Esporte Adaptado” ministrada pelo professor Artur Squarisi de Carvalho, e ocorreu no Anfiteatro do Campus 1.

Na época exercendo a função de oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Luis aos 27 anos, foi vítima de um acidente de carro que o levou a adquirir tetraplegia – paralisia que atinge simultaneamente os quatro membros. Hoje professor de Educação Física e Atleta Pré-Convocado para a Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas, representou o Brasil no Panamericano de 2013 da modalidade e em outros torneios internacionais.

O atleta contou sua história de superação e falou sobre a importância do assunto para os profissionais em Educação Física. “Para qualquer pessoa é importante conhecer melhor os aspectos da lesão medular para perder o preconceito sobre o assunto. Isso vale também para a relação do profissional com o atleta que possui este tipo de lesão”, disse.

“Para o profissional em Educação Física que irá trabalhar com lesados medulares é mais importante conhecer afundo a característica da deficiência para poder trabalhar sem riscos, utilizando as melhores estratégias e melhores técnicas para a evolução do atleta e do grupo”, ressaltou o palestrante.

Luis é graduado em Licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física da PMESP (2000), tendo as seguintes Especializações: Análise de Informações Criminais e Inteligência de Segurança Pública (2003), Fisiologia do Exercício (2005), Biomecânica (2006) e Atividade Motora Adaptada (2007). Possui experiência na área de ensino técnico e superior (graduação / pós-graduação). Atualmente leciona Educação Física Adaptada na graduação da Escola de Educação Física da PMESP e a disciplina de Saúde e Qualidade de Vida no Estágio de Aperfeiçoamento Profissional do Comando de Policiamento do Interior 2 (Campinas) da PMESP. É colaborador e foi membro do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Vinhedo (a partir de 2007), do qual foi presidente (2008 e 2009), sendo ainda encarregado pela coluna semanal desse conselho, nos periódicos de Vinhedo (desde março/2008). Atleta de Rugby em Cadeira de Rodas da Associação de Esporte Adaptado de Campinas (a contar de 2008).

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful