Animação, trabalho em equipe e gratidão marcam o Production Day

Animação, trabalho em equipe e gratidão marcam o Production Day

Texto de Nathália Ferreira

A área anexa as cantinas do campus II da UniFaj, ficou movimentada na noite do dia 30 de maio devido ao evento Production Day, dos alunos de Engenharia de Produção. A instituição de ensino recebeu cerca de 400 pessoas, dentre eles alunos, familiares e convidados. Todo semestre, o curso promove o dia de produção que visa apresentar os projetos de tecnologia e da área da engenharia desenvolvidos pelos alunos de todos os anos, durante os últimos seis meses, para a sociedade.

Os visitantes da feira de projetos puderam apreciar as cinco maquetes com Arduino e fatiamento, em 3D, fabricadas pelos alunos do primeiro semestre e a animada competição de testes em estrutura de ponte de macarrão dirigida pelo terceiro semestre.  O quinto período preparou uma apresentação dos principais sistemas de fabricação de matérias-primas até o produto final e já o sétimo semestre trouxe para o local seis minis carros movidos à combustão, dois projetos que segundo o coordenador do curso, professor Silvio Cavallari foi o grande destaque.

“Os projetos do quinto semestre desenvolvido na disciplina de Materiais para Engenharia que os alunos desenvolvem maquetes de toda extração material é um diferencial. A Engenharia de Produção trabalha com a produção e sempre para produzir é necessário ter algum produto base e no quinto semestre eles entendem na teoria e desenvolve na prática uma maquete demonstrando como são extraídos os materiais principais, como o aço, alumínio, a gasolina, o etanol. Já os karts do sétimo semestre foram desenvolvidos nas disciplinas de Processos de Fabricação e Técnicas de Qualidade e Produtividade, fabricados a partir de kits pré-montados e são carros que tem toda estrutura de um automóvel convencional e chegam até 100 km/h”, conta o docente.

É caso do Kart “Brothers” do grupo do Luis Fernando Brandão e da Maria Jaqueline Motta, que faz até 40 km/h e foi a sensação devido aos leds instalados que chamaram a atenção de todos os expectadores do Production Day. “Trabalhamos unidos e buscamos usar o conhecimento de todos os integrantes, então o que um tinha mais familiaridade nós usamos e assim adiante, esse foi o nosso diferencial a união”, conta Luis que levará para a sua vida a seguinte frase: Trabalho em Equipe. Já para Maria, a palavra que representa esta edição é gratidão. “É um dos melhores projetos que a coordenação desenvolveu e a gente trabalha o semestre inteiro esperando chegar o dia e é gratificante. Trabalhamos para valer e só acontece porque acreditamos no nosso projeto, fora a expectativa para saber se todos vão gostar e o que vão achar”, revela.

O último ano de Engenharia de Produção mostrou ao público os diferenciais do curso através de infográficos e outras equipes do mesmo período escolar promoveram a apresentação de sistemas de fabricação Low-Tecnology. O NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares) marcou presença levando o egresso Vinícius Conessa formado em 2013 por meio do programa Sempre Faj que visa integrar os alunos que já concluíram o curso. “Quando me formei, a FAJ ainda não tinha toda essa estrutura e vem melhorando bastante. Hoje voltei para quem sabe me tornar um pesquisador da área”, conta o engenheiro.

Outra novidade desta edição foi a Biblioteca Kids, uma parceria do curso com o NEPI e a graduação de Pedagogia. As crianças puderam se distrair com livros infantis que posteriormente podiam ser levados para casa.

“É importante para unir a família sendo esse o principal motivo e o da Pedagogia é espalhar a leitura pelo mundo e com a Biblioteca Kids nós conseguimos isso, além da interdisciplinarização que reúne todos os cursos”, relata Giovana Peres Molinari estudante do terceiro semestre de Pedagogia.

Ao todo foram 42 projetos temáticos, 10 infográficos e dois banners de alunos egressos expostos. Para o professor Silvio, o evento vai além de mostrar a prática da profissão aos alunos, mas é uma capacitação para o mercado de trabalho. “Com a produção desses trabalhos, o aluno entende toda a dinâmica que ele vai encontrar na indústria, ou seja, trabalhar com cronograma, reportando relatórios pontuais, a problemática dentro dos projetos que são grandes, e gestão de times”, disse. O professor Geraldo Gonçalves Delgado Neto, um dos responsáveis pelo Production Day, concorda com o coordenador e complementa. “Quando integramos todos os semestres, cada um tem uma base para ensinar ou crescimento, como a visão do curso é aprender na prática e temos caminhados juntos com a tecnologia. Eles treinam desde a construção, o tempo, habilidade, apresentação, contato e vê um feedback da sociedade conhecendo o projeto. O Production Day cativa o aluno e motiva.  Ele sai da graduação sabendo o que está fazendo e desviamos da geração diploma”, afirma.

Na próxima edição, a organização já adianta que contará com o projeto social Despertando os Sentidos, que cria trabalhos buscando oferecer mais acessibilidade a portadores de necessidades especiais e particulares.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful