Alunos treinam técnicas para melhor preservação do alimento

Alunos treinam técnicas para melhor preservação do alimento

Como parte das atividades da disciplina de Tecnologia de Alimentos os alunos do 4º semestre do curso de Nutrição realizaram a aula prática de Branqueamento Vegetal, uma atividade que foi realizada no dia 31 de agosto pelo professor Dag Mendonça Lima e teve como objetivo apresentar uma técnica utilizada para a conservação de vegetais que é conhecida como Branqueamento.

O branqueamento ou blanching consiste na preservação de vegetais que pode se dar pela diminuição da concentração microbiana, pela inativação de enzimas, contribuem também para a fixação e estabilização da cor, do aroma e sabor do vegetal, entre outros, contribuindo para o aumento da qualidade e da vida útil da matéria prima.

O branqueamento consiste em um rápido tratamento térmico ou químico. O tratamento térmico, que seria seu aquecimento, pode ser realizado por meio de vapor ou água em ebulição, seguido por um rápido e eficiente resfriamento. Já o branqueamento químico é feito por meio de solução de ácido ascórbico, dióxido de enxofre ou metabissulfito de sódio, entre outros.

A técnica e o equipamento utilizado depende do tipo de matéria prima em que o procedimento será realizado.

Essa técnica é utilizada, por exemplo, para a produção de vegetais minimamente processados, e a produção de alguns vegetais em conservas.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful