Alunos de Nutrição recebem palestra sobre a importância do comitê de ética em projetos envolvendo humanos e animais

Alunos de Nutrição recebem palestra sobre a importância do comitê de ética em projetos envolvendo humanos e animais

No dia 7 de março aconteceu a palestra “Preceitos Éticos na Pesquisa Científica com Seres Humanos e Animais: implicações para as áreas do conhecimento”, ministrada pela professora e Dra. Elisandra Villela Gasparetto Sé, responsável pelo Comitê de Ética em Pesquisa, tendo como objetivo mostrar os processos obrigatórios na elaboração da pesquisa e submissão dos documentos ao Comitê de ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos e à comissão de Ética no Uso de Animais.

O aspecto abordado é de importância para os discentes, pois explica que o projeto de pesquisa é um documento completo que explicita o método científico aplicado na pesquisa e como ela é operacionalizada, dessa forma é constituído um roteiro que será rigorosamente seguido do começo ao fim.

Assim, é possível entender que os procedimentos de análise dos dados e discussão dos resultados são fidedignos aos objetivos e hipótese descritos no projeto. Na pesquisa com seres humanos, por exemplo, as principais implicações éticas são que a respeitabilidade aos participantes e atenção aos riscos sejam vistos constantemente pelo pesquisador responsável. O cumprimento da Resolução 466/2012 é de suma importância e credibilidade para a pesquisa.

O mesmo ocorre na pesquisa com animais, a Comissão de Ética no uso de Animais trabalha em ajudar e manter o bem estar dos animais e sempre que possível utilizar métodos alternativos e substitutivos. As implicações nesta área são que existem muitas variáreis que afetam o bem–estar animal e que são muito sutis e só recentemente começaram a serem valorizadas suas ações sobre os animais, explica a professora Elisandra, completando que “não é ético usar animais havendo alternativas”, além de não ser ético usar alternativas que não tenham sido cientificamente avaliadas e validadas.

A docente ainda cita que o trabalho final da pesquisa mostre que o estudo desenvolvido com métodos adequados e bem elaborados não causa nenhum risco físico, nem social e nem mental ao ser humano e a aplicação do conhecimento resulte em benefício e relevância para a sociedade.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful