Alunos produzem barras de cereais ricas em fibras alimentares

Alunos produzem barras de cereais ricas em fibras alimentares

As atividades do Projeto Temático dos alunos do primeiro semestre de Engenharia de Alimentos foram incorporadas à aula prática ocorrida na segunda-feira, 7, no Laboratório de Alimentos I. O objeto de estudo foram as etapas do processamento de barra de cereais com alto teor de fibras, as variáveis de processo das operações industriais envolvidas, o efeito de alguns aditivos alimentares comumente utilizados pela indústria, como a lecitina de soja ou o ácido cítrico, e o efeito da formulação nas propriedades sensoriais do produto final.

Os alunos puderam entrar em contato com alguns princípios da Engenharia de Alimentos e produzir barras de cereais ricas em fibras alimentares e com excelente aceitação sensorial.

“Barras de cereais são produtos muito populares, associados ao consumo de alimentos saudáveis e à praticidade. Sua formulação tradicional compreende, em sua maioria, alguns cereais, como a aveia, e seus produtos derivados, farinha e farelo, fonte de fibras alimentares”, explicou o professor Guilherme Maximo.

O docente acrescenta que consumo de fibras alimentares está popularmente associado ao bom funcionamento do sistema digestivo. “Além disso, vários estudos na literatura científica avaliam o efeito positivo da ingestão de beta-glucana, uma importante fibra presente na aveia que auxilia na redução de problemas cardiovasculares”, informou.

Na formulação das barras, foram incorporadas a castanha-do-pará, damasco ou coco, entre outros produtos, fontes de compostos importantes para o organismo, como vitaminas, minerais e ácidos graxos poliinsaturados.

 

Erro na Galeria:
Nenhuma Galeria com ID 32 foi encontrada ou você ainda não criou álbuns para ela .

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful