Alunos instalam medidores de volume de chuva no Campus II

Alunos instalam medidores de volume de chuva no Campus II

Pluviômetros artesanais, montados a partir de garrafas pet e réguas, foram instalados em vários pontos do Campus II da Faculdade de Jaguariúna – FAJ na noite da quarta-feira, 9 de abril. A ação integra a programação de atividades práticas da disciplina Climatologia Aplicada e foi realizada por 23 alunos que cursam o 7º semestre de Engenharia Ambiental.

Divididos em cinco grupos de quatro e cinco integrantes cada, os alunos fixaram, em áreas distintas, os equipamentos, que terão a incumbência de medir o volume de chuva no período compreendido entre os dias 9 de abril e 16 de maio.

“O objetivo da atividade é que os alunos acompanhem os próximos eventos de chuvas e saibam interpretar se o volume coletado promoveria riscos, caso estivéssemos em uma área de risco, se a quantidade precipitada é suficiente para a irrigação agrícola e se os volumes do período estão normais em relação a série histórica de precipitações”, explica a professora da disciplina Adriana Ferrer Martins, responsável pelo experimento e que acompanhou de perto a instalação dos aparelhos.

A professora comenta que, a cada episódio de chuva, o pluviômetro deve ser esvaziado para que seja coletado o volume de chuva por evento e não o volume acumulado no período.

De acordo com as orientações, os alunos deverão entregar, no dia 21 de maio, um relatório informando os seguintes itens: descrição do experimento; tabela de coleta de dados e cálculos; gráfico de precipitação do período em mm/m²; gráfico de precipitação do período em litros; comparação dos registros de precipitação do Campus com o registrado pela estação meteorológica do Cepagri da Unicamp no mesmo período; gráfico e texto; comparação dos dados coletados pelo grupo com outros 2 grupos.

Com a realização da tarefa, segundo a docente, os alunos aprendem a conhecer as características climáticas de determinada região, entre elas a quantidade de chuvas, ponto que é importante no planejamento ambiental de empreendimentos e no impacto das emissões atmosféricas para a vizinhança.

“Na disciplina, tratamos dos elementos do tempo, entre eles a precipitação. Os pluviômetros são instrumentos usados para medir a quantidade precipitada por evento. Equipamentos semelhantes aos instalados na FAJ são usados pela Defesa Civil para prevenir a população que vive em áreas de risco de desastres naturais, como os ocorridos no Rio e Janeiro em 2011. Com a previsão meteorológica de aumento da severidade dos eventos de precipitação, é importante que os alunos da Engenharia Ambiental conheçam com detalhes o funcionamento de um pluviômetro e saibam interpretar os parâmetros coletados”, detalha a Profa. Adriana.

Conforme explicado pela docente, o pluviômetro é um instrumento utilizado para medir o volume de chuva precipitado em um determinado período. Sua medição é feita em milímetros, em que a precipitação de 1mm corresponde a altura de água recolhida numa área de 1 metro quadrado, equivalendo ao volume de 1 litro de água.

 

Erro na Galeria:
Nenhuma Galeria com ID 11 foi encontrada ou você ainda não criou álbuns para ela .

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful