Alunos dos cursos de Saúde enriquecem repertório com roteiro cultural por São Paulo

Alunos dos cursos de Saúde enriquecem repertório com roteiro cultural por São Paulo

Alimentar a alma através da experiência cultural diversificada e enriquecedora também é parte fundamental no processo de desenvolvimento humano e profissional. Ter contato com diferentes manifestações artísticas, mergulhando em seus significados e simbolismos, foi o que levou os alunos dos cursos de Saúde da FAJ a passar um dia dedicado à cultura em São Paulo, no domingo, 13 de outubro.

Acompanhados pelo Prof. Clarence Mattos, de Psicologia, os estudantes de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia visitaram a Pinacoteca, o Masp e assistiram a uma peça de teatro na capital paulista.

Na visita à Pinacoteca, puderam observar as construções visuais da identidade brasileira, com foco nas relações humanas nos vários ambientes da sociedade, através das mudanças nos comportamentos, hábitos e costumes nas diferentes décadas dos séculos XIX e XX.

No Masp, a pintura de Lucian Freud indicava os aspectos introspectivos e intimistas dos retratos tanto de celebridades (Rainha Elizabeth II) quanto do “ser humano comum”. Segundo o relato do Prof. Mattos, as expressões mais fortes denunciavam um aspecto austero e solitário das figuras humanas nas suas relações pessoais, sociais e culturais.

Por fim, os alunos assistiram a apresentação da comédia romântica “Três Dias de Chuva”, do norte-americano Richard Greenberg, com tradução e direção de Jô Soares. No primeiro ato (1995), a peça discute as relações conflituosas entre irmãos e, no segundo (1960), localiza os genitores e as raízes dos conflitos emocionais, afetivos e sexuais entre os irmãos e os pais.

“O fio condutor entre as pinturas e o teatro é a formação das relações pessoais e sociais dos seres humanos na construção cultural, focalizando sonhos, fantasias, desejos, conflitos e atitudes que são a matéria-prima do humano tecendo a vida. Numa alusão ao dramaturgo espanhol Pero Calderón de La Barca: ‘O que é a vida, A vida é frenesi, A vida é sonho, e… os sonhos… sonhos são’”, destacou o docente a respeito da experiência vivenciada pelos estudantes.

Por: Bruno Felisbino, com informações do Prof. Clarence Mattos

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful