Alunos do curso de Pedagogia participam ativamente das comemorações do aniversário da  UniFAJ

Alunos do curso de Pedagogia participam ativamente das comemorações do aniversário da  UniFAJ
Texto: Professora Dra. Regina Maringoni

Durante a apresentação do evento A Praça É Nosso Palco, cerca de 30 alunos do quinto semestre do curso de Pedagogia, coordenado pela professora Dra. Regina Maringoni, fizeram da praça seu palco para a mostra de uma parte dos resultados de suas aulas práticas e atividades de Integração Profissional.

O tema principal da presença dos alunos do curso de Pedagogia no evento foi a leitura. Os alunos de todos os semestres do curso integraram o desenvolvimento das atividades de divulgação da leitura, promovida pelo Departamento Cultural TOM da UniFAJ por meio do Projeto “Um Livro Muda uma História”. O objetivo é difundir literatura e leitura à população jaguariunense por meio de estantes que estão dispostas no Hospital Walter Ferrari e na UBS das Interclínicas, a partir das quais se farão ações de doação e retirada de livros e obras literárias em geral à população, como forma de incentivar a leitura e a cultura.

Um “Livro Sensorial Gigante” de 1,60 metros, confeccionados pelos alunos, chamou atenção de todos os que passavam pela praça. Feito de folhas de MDF revestidos de tecido, a história que contava – “O menino Sol que não queria dormir” era acompanhado de ilustrações feitas de espuma, E.V.A. e tecidos com velcro, as quais podiam ser movidas conforme se contava a história, que versava sobre o ciclo do dia e da noite, dando noções de diversos conceitos de ciência para as crianças, que se divertiram ao acompanhar sua história.

Um “Barco da Leitura” quase do tamanho real, feito de madeira e belamente decorado com temas marítimos foi também exposto. Em seu interior abrigava mais de cem títulos de livros de literatura infantil coletado pelos alunos de pedagogia. Munidos de uma pequena alça metálica que fazia papel de isca, os livros podiam ser “pescados” pelas crianças, que contavam com varas de pesca, de maneira similar à conhecida brincadeira da “pesca” de nossas tradicionais festas juninas.

O ponto alto da participação dos estudantes foi a apresentação do musical ”Rato, meu querido rato” de autoria de Paulo Tatit e executado pelo grupo Palavra Cantada, e que foi apresentado durante anos na TV Cultura. Com muita graça, charme e desenvoltura, os alunos representaram as tentativas e desventuras amorosas de um ratinho, que depois de flertar com a lua, a nuvem e uma parede, acaba encontrando seu amor verdadeiro: uma ratinha dentuça e faceira.

Momentos como esses proporcionaram divertimento e ludicidade à população de Jaguariúna que compareceu na Praça naquele sábado ensolarado. Aos nossos alunos, ficou a realização de esforços e objetivos que se transformaram em apresentações que certamente agradaram a todos e sentiram, em situação real, a emoção de encantar adultos e crianças com sua comunicação, arte e empenho de educadores.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful