Alunos de Psicologia participam de aula prática com o tema do jogo “Baleia Azul”

Alunos de Psicologia participam de aula prática com o tema do jogo “Baleia Azul”

Com uma atividade prática, os alunos do curso de Psicologia do 5º semestre participaram de uma aula de sociodrama abordando o tema Baleia Azul, uma pauta socialmente conhecida. A aula aconteceu dia 05 de maio, sob a supervisão e técnicas do professor Dr. Ricardo Castro, na disciplina Processos Grupais e Relações Interpessoais, ministrada pela docente Giselli Enes.

A aula tinha o objetivo de apresentar a metodologia do sociodrama, que seria uma atividade prática de investigação pessoal ou em grupos, tendo também como meta ampliar a possibilidade do aluno de trabalhar com temas sociais em um grande grupo.

Durante a aula os estudantes se reuniram em uma roda, onde interagiam entre si, replicando com o colega ao lado todo o processo terapêutico que o professor mostrava. “Nós pegamos o tema do jogo da Baleia Azul, que é um tema atual e que todo mundo busca discutir”, explica o docente responsável pela ação.

Segundo ele, durante a dramatização foi possível aos alunos, enxergar uma das soluções possível para ajudar em casos como esse, que seria a conversa entra as crianças e adolescentes que já estão participando do jogo.

Para o professor Ricardo, a aula pôde mostrar o papel da psicologia frente ao jogo, o que o desafio está produzindo e provocando na sociedade e como o psicólogo pode contribuir. Ele explica que o grupo chegou à conclusão de que o profissional da psicologia pode ajudar em tal tema ao trabalhar com um grupo de adolescentes de forma honesta e franca, pois essa forma de abordagem com o adolescente é mais eficaz.

ORGANIZAÇÕES

Atualmente existem ONG’s que buscam ajudar pessoas que estejam participando do jogo, utilizando o conhecimento de profissionais voluntários do ramo, sendo o professor Ricardo um dos inscritos para auxiliar em tal atendimento. Ele explica que essas ONG’s auxiliam os adolescentes que se sentem sozinhos e acham que não tem a quem buscar ajuda.

PROFESSORES FAJ

Além do professor Ricardo, a docente da instituição, Luciana Gomes Almeida de Souza, realizou uma entrevista sobre um dos casos que aconteceu na região, e explica que é um tema bastante polêmico, mas que deve ser tratado pelos familiares, sendo de extrema importância.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful