Alunos de Gastronomia combinam técnica e talento em apresentação de pratos

Alunos de Gastronomia combinam técnica e talento em apresentação de pratos

O semestre foi encerrado em alto nível pelo curso de Gastronomia da FAJ. Com todo o capricho e pompa que a circunstância exigia, os alunos do 2º e 4º semestres do curso se empenharam para realizar uma apresentação impecável de suas criações gastronômicas, ao mesmo tempo em que buscaram produzir uma atmosfera especial a fim de encantar os jurados não apenas pelo sabor mas também pela mise-en-scène , ou seja, a apresentação dos pratos.

Reunidos em grupos para a execução do Projeto Interdisciplinar do semestre, os futuros Chefs tiveram o desafio de mesclar e colocar em prática tudo aquilo que aprenderam nas diferentes disciplinas do semestre. Enquanto os alunos do 2º semestre ficaram encarregados damise-en-place, menu, fichas técnicas e a entrada, os estudantes do 4º semestre foram os responsáveis pelo prato principal e a sobremesa.

Em dois dias de apresentações (2 e 3/12) cada um dos sete grupos serviu um jantar completo, composto por uma entrada, prato principal, sobremesa e bebidas. O alimento obrigatório no cardápio deste ano foi a mandioca, que deveria constar em qualquer um dos preparos, seja na entrada ou na sobremesa.

As noites de degustação tiveram a participação de convidados encarregados de avaliar os pratos servidos utilizando critérios como criatividade, temperatura dos pratos, sabor dos alimentos, técnicas e habilidades, entre outros. A harmonização da bebida com o prato servido também foi um quesito julgado, assim como a ambientação, as regras de etiqueta e a qualidade das justificativas de cada grupo para as escolhas feitas.

Este ano o corpo de jurados contou com a presença de especialistas da área, como o Chef Luciano Antonello (proprietário do Buffet Antonello), a Chef Vivi Moraes (da Estação Marupiara) e o Chef Lucivanio Demenór. Além deles, fizeram parte da banca de avaliadores os diretores da FAJ, Prof. Flávio Pacetta e Prof. José Carlos Pacheco Coimbra, os professores da Gastronomia Elisa França, Joana D’ arc, Rosa Perazzo, Levy Correa e Wagner e os coordenadores de curso, professores Beatriz Leme Passos Carvalho (Educação Física), Vanessa Cabrelon Jusevicius (Psicologia), André Rennó (Farmácia) e Jacqueline Magno (Nutrição).

O desempenho dos alunos foi bastante elogiado pelos profissionais da Gastronomia e por todos os jurados que se deliciaram com as degustações. O êxito em cumprir a tarefa é mais uma evidência de que o sucesso no mercado de trabalho já está no forno e é uma questão de tempo para ser experimentado pelos alunos e alunas de Gastronomia da FAJ.

 

Erro na Galeria:
Nenhuma Galeria com ID 17 foi encontrada ou você ainda não criou álbuns para ela .

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful