Alunos de Farmácia têm noite de palestras

Alunos de Farmácia têm noite de palestras

No dia 9 de maio, os estudantes do curso de Farmácia do Centro Universitário de Jaguariúna – FAJ compareceram ao anfiteatro do campus II, para assistir a palestra do mestre Danilo Geraldes e da doutora Valéria Scorsato.

Abrindo a noite, o profissional abordou a Formulação de Medicamentos Biológicos, tema do seu mestrado e doutorado, que está cursando, e buscou aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre os medicamentos liofilizados. “Devido a problemas de estabilidades eles (medicamentos) têm que ser secos. Então a partir de um processo de secagem a frio, conhecida como liofilização, eles são armazenados”, explica Danilo o que são os medicamentos liofilizados.

O mercado de trabalho dessa área de remédios liofilizados está ganhando força, segundo o palestrante, pois estão sendo desenvolvidas diversas pesquisas para novas descobertas, além do barateamento de produção e as novas tecnologias.

“É um ramo do futuro que tem a utilização de anticorpos para tratamento de doenças, de síndromes, reposições no corpo, entre outras coisas”, destaca o mestre. Danilo também pontua que a Região Metropolitana de Campinas possui vários centros de pesquisas que trabalham com os medicamentos liofilizados, sendo uma grande oportunidade para os alunos da FAJ, que se interessam pelo assunto, ingressar na área.

Dando continuidade as palestras, a doutora Valéria Scorsato falou sobre o Uso da Cristalografia de Proteínas na Indústria Farmacêutica, que é um estudo da estrutura tridimensional das proteínas e a interação delas com os fármacos.  Para a palestrante o assunto não é abordado com frequência nos cursos de graduação de Farmácia das instituições de ensino sendo um diferencial do Centro Universitário de Jaguariúna – FAJ.

A técnica existe há mais de cem anos, mas somente nas últimas três décadas que se tornou uma ferramenta multidisciplinar e de fácil acesso. “Era feita só por físicos e matemáticos devido a complexidade e com o advento da informática o nosso trabalho foi facilitado e hoje vários profissionais podem trabalhar com isso, como biólogos, físicos, matemáticos, químicos, farmacêuticos, engenheiros, e outros”, conta Valéria que é doutora em Genética e Biologia Molecular.

Sobre a pouca divulgação do tema em sala de aula, a farmacêutica acredita que é por conta da dificuldade da técnica por envolver toda parte física, mas ela acredita que o cenário pode mudar, pois existem no mercado softwares que facilitam o trabalho do profissional.

No início da atividade, os alunos lembraram no professor Clarence Mattos, que faleceu no dia 9 de maio, fazendo um minuto de silêncio e o coordenador, André Rennó compartilhou com os presentes a sua história de amizade com o docente e como era o seu método de ensino. “A intenção dele era que os alunos saíssem da zona de conforto e pensasse e se não concordasse com a opinião do estudo, se posicionasse”, comentou o colaborador FAJ.

Representando os Programas Acadêmicos da instituição, o André Serra também esteve no anfiteatro e falou com os alunos sobre o programa Sempre FAJ, direcionado aos egressos, que oferece descontos na segunda graduação do ex-aluno e nos cursos de pós-graduação do Centro Universitário de Jaguariúna – FAJ. Outro ponto lembrado pelo colaborador foi as oportunidades de empregos e estágios que o NUCA (Núcleo de Carreiras) disponibiliza.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful