Alunos de Farmácia aprendem a realizar teste de glicemia em aula prática

Alunos de Farmácia aprendem a realizar teste de glicemia em aula prática
Por Bruno Felisbino
Os alunos do curso de Farmácia participaram, no último dia 8, de um experimento, dentro da disciplina Bioquímica Celular, para aferir a dosagem de glicemia no sangue e as alterações causadas pela ingestão de glicose.

A aula foi conduzida pelo Prof. André Renno como treinamento para a coleta de sangue capilar e o uso do glicosímetro, que é um aparelho capaz de dosar a glicemia (concentração de glicose no sangue) através de pequenas amostras de sangue capilar. O experimento realizado pelos alunos foi a dosagem de glicemia de um voluntário em jejum e após a ingestão de um doce. O resultado comprovado foi o aumento da glicemia após a ingestão do alimento.

“A aula de Glicemia é importante para a formação dos futuros farmacêuticos, já que eles irão atuar em farmácias, hospitais e laboratórios de análises clínicas, locais onde o uso do glicosímetro é frequente”, destaca o professor.  Ele afirma que o entendimento da taxa glicêmica sanguínea é fundamental, já que pacientes portadores de diabetes melitus (tipo I e tipo II) têm problemas de hiperglicemia constante. “A atenção do farmacêutico no atendimento destes pacientes diabéticos é essencial para obter o controle da doença, a fim de melhorar a qualidade de vida do paciente”.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful