Alunos de Farmácia analisam umidade e cinzas em farinha de trigo

Alunos de Farmácia analisam umidade e cinzas em farinha de trigo

Os alunos do quinto período de Farmácia e Bioquímica fizeram, na disciplina de Bromatologia e Análises de Alimentos, a determinação de umidade e cinzas em farinha de trigo. A farinha de trigo foi escolhida por ser um material mais estável, permitindo ao acadêmico se dedicar exclusivamente à realização e entendimento da técnica analítica.
A determinação de umidade é um procedimento importante, uma vez que a água é indispensável para a manutenção do processo biológico e grande parte da água ingerida é veiculada pelos alimentos, que apresentam quantidades variáveis na sua composição.
Conhecer o teor de umidade é importante não só para quantificar a água ingerida, mas também para avaliar a quantidade esperada em um alimento, já que a água é universalmente utilizada como adulterante e participa efetivamente para a determinação do prazo de validade dos alimentos.
Outra análise que os alunos executaram foi a determinação de cinzas. Esse processo fornece uma indicação da riqueza da amostra em elementos minerais, tais como ferro, potássio, sódio e cálcio, por exemplo.
Essas duas análises são as primeiras de uma série de procedimentos analíticos que os alunos de Farmácia vão executar no curso. São análises e procedimentos internacionais e de rotina em quaisquer laboratórios de análises de alimentos, fármacos e de controle de qualidade. Permitem ao acadêmico escolher e avaliar os melhores métodos analíticos para a análise do produto final e também para a escolha da matéria-prima.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful