Alunos de FAJ se reúnem para ação social e ambiental no Lar do Idoso

Alunos de FAJ se reúnem para ação social e ambiental no Lar do Idoso

O Lar do Idoso São Vicente de Paulo em Santo Antônio da Posse, foi palco de uma ação dos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental da FAJ, que se reuniram para executar o projeto “Adote um Idoso”. A ação aconteceu no dia 3 de dezembro, contando com a colaboração de mais de 50 alunos dos cursos.

Para a realização da campanha, um grupo de alunos efetuou uma visita ao local, onde conversaram com os velhinhos e pesquisaram o que cada um deles gostariam de ganhar de natal. Para completar, foi efetuada uma campanha entre os demais alunos para que cada um adotasse um idoso, providenciando então o presente solicitado.

Durante o encontro, os alunos e professores da FAJ realizaram um café da tarde para os idosos, além da entrega dos presentes, que foram previamente pesquisados pelos estudantes para conhecer os gostos e desejos dos moradores do lar.

A ação social em si foi divida em várias etapas, contando também com a colaboração do curso de Engenharia Civil logo no começo das atividades. Além das constantes visitas ao local, os alunos desenvolveram análises de solo e água de um córrego próximo ao terreno.

Para este ano, os estudantes realizarão ainda um mutirão da limpeza, removendo de resíduos da área externa e aplicando um plantio de mudas para recuperação da mata ciliar. Para 2017, será projetado uma revitalização paisagística e ambiental da área externa e um direcionamento de efluente sanitário para rede pública de coleta de esgoto.

Ao longo de toda a ação social, mais de 140 alunos participaram, entre diversos semestres do curso de Engenharia Ambiental e Arquitetura.

“O trabalho realizado no Lar do Idoso São Vicente de Paulo está diretamente relacionado com o projeto social “Sustenta Essa!”, que tem como meta ir além do assistencialismo social, que são comuns às práticas sociais imersas em um contexto marcado pela desigualdade social, aliado à degradação ambiental”, explica a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Cláudia Vaamonde.

Segundo a coordenadora de arquitetura, Denise Geribello, a ação foi essencial para todos, tanto colaboradores quanto idosos, em que ambos tiveram a oportunidade de se aproximarem. “Esse contato sensibiliza os alunos no sentido de criar uma reflexão de como a atuação profissional do arquiteto pode promover espaços mais adequados e melhorar a qualidade de vida do idoso”, completa.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful