Alunos de Engenharia de Produção realizam processos experimentais no laboratório

Alunos de Engenharia de Produção realizam processos experimentais no laboratório

Com orientação da professora Luciana Carla Ferreira de Souza, os alunos do curso de Engenharia de Produção participaram de uma aula prática no Laboratório de Morfologia II, no dia 17, quando foram abordados os temas: “Fenômenos físicos e químicos” e “Conceito de ácido e base”.

Dentro do contexto proposto, os estudantes puderam verificar as diferenças entre os fenômenos físicos e químicos através de processos experimentais. “Experimentalmente, é possível diferenciar os fenômenos físicos dos químicos pela observação das alterações ocorridas durante as experiências. A formação de gases, de produtos insolúveis (denominados precipitados) e de colorações inesperadas no sistema são fortes indícios da ocorrência de um fenômeno químico, uma vez que possuem características diferentes das dos reagentes usados”, explica a Profª Luciana.

Basicamente, as diferenças de fenômenos físicos e químicos, conforme a professora, são: fenômeno físico é aquele que não altera a estrutura das substâncias, ou seja, não altera sua composição química; fenômeno químico é aquele que altera a estrutura das substâncias, modificando sua composição química.

CONCEITO DE ÁCIDO E BASE

Durante a aula prática, os alunos também tiveram a oportunidade de conceituar o princípio de ácidos e bases, por meio de experimentos simples em meio aquoso, identificar substâncias ácidas e básicas, mediante o uso de indicadores ácido-base em meio aquoso. Foi possível ainda relacionar o caráter ácido ou base das soluções aquosas com a constituição molecular das espécies envolvidas.

“Entre os diversos conceitos de ácidos e bases, aquele proposto por Johannes Bronsted e Thomas Lowry, em 1923, é um dos mais versáteis e práticos. Segundo Bronsted e Lowry, ácidos são substâncias capazes de ceder cátions H+ (prótons) e as bases são substâncias ou partículas capazes de aceitar cátions H+ (prótons). Portanto, reações ácido-base são reações químicas que envolvem a transferência de prótons. Geralmente, as reações ácido-base simples são reversíveis, atingindo rapidamente um estado de equilíbrio”, relatou a docente durante os procedimentos no laboratório.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful