Alunos de Eng. de Automação visitam Centro de Usinagem da Unicamp

Alunos de Eng. de Automação visitam Centro de Usinagem da Unicamp

Os alunos do 5º semestre do curso de Engenharia de Automação da FAJ, coordenado pelo Prof. André Mendeleck, visitaram, no dia 25, o Laboratório de Usinagem dos Materiais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), um dos mais tradicionais laboratórios do país e que, desde sua fundação (anterior à década de 1980), conta com renomados pesquisadores como Dino Ferraresi, Nivaldo Coppini e Anselmo Eduardo Diniz.

Uma vez que o laboratório dispõe de diversas máquinas e o tempo para a visita foi relativamente curto (das 20h às 21h30), o professor da FAJ Aristides Magri, da disciplina Processo de Fabricação, optou por apresentar aos alunos o torno CNC, os centros de usinagem com 3 e com 5 eixos de movimentação e alguns instrumentos de medição como o microscópio e o rugosímetro (voltados para a disciplina de metrologia).

O primeiro equipamento que os alunos tiveram a oportunidade de observar o funcionamento foi o torno CNC, no qual a movimentação e o posicionamento das ferramentas são controlados por meio de um Comando Numérico Computadorizado (daí a sigla CNC).

“Um torno é uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução. Estas máquinas-ferramenta operam fazendo girar a peça a usinar enquanto uma ou mais ferramentas realizam o corte do material”, explica o professor.

O laboratório da Unicamp possui um torno CNC marca Romi, modelo Galaxy 20, com 15 kW de potência e 4500 RPM de capacidade máxima de rotação. Os eixos de movimentação são X e Z. O torno é equipado com diversas ferramentas, que permitem que diversas formas possam ser usinadas tanto externamente quanto internamente. A peça é fixada por meio de placa com castanhas.

“Nossos alunos receberam informações sobre conceitos de programação numérica em linguagem “G”, preparação da máquina pré-usinagem e materiais para ferramentas”, conta o docente.

A segunda máquina apresentada foi o centro de usinagem em 3 eixos, marca Mori Seiki, de 20 kW de potência e capacidade máxima de rotação de 12000 RPM.

Segundo o professor, o grande diferencial desta máquina-ferramenta para o torno é a movimentação em 3 eixos (X, Y e Z), que permite a usinagem de peças prismáticas e não somente de revolução. Nesta máquina, o movimento de giro que promove a usinagem é feito pela ferramenta e a peça é fixada sobre a mesa ou sobre uma morsa.

A última máquina a ser apresentada foi a mais recente aquisição do Laboratório de Usinagem dos Materiais: um centro de usinagem em 5 eixos, marca DMG-Mori.

“Este centro de usinagem é tido como um dos melhores em sua categoria. É um dos poucos alocados em uma universidade e dedicado exclusivamente para pesquisas. Isto coloca o Laboratório de Usinagem dos Materiais em destaque no cenário nacional”, informa o Prof. Aristides Magri.

Na última etapa da visita, os alunos tiveram contato com dois instrumentos de medição utilizados cotidianamente no laboratório: o microscópio óptico e o rugosímetro. O microscópio é utilizado para medir desgaste de ferramentas de usinagem e determinar o fim de vida das mesmas. Uma câmera é acoplada ao microscópio para que este desgaste possa ser monitorado e analisado durante as pesquisas.

O rugosímetro é outro instrumento utilizado durante as pesquisa e que tem relevância para a disciplina de Metrologia. Serve para quantificar o acabamento produzido pelos diversos processos de fabricação.

O Laboratório de Usinagem dos Materiais da Unicamp é utilizado para demonstrações práticas nas disciplinas da universidade, porém seu principal foco são as pesquisas relativas ao tema de usinagem e afins. Atualmente são conduzidos testes em processos de fabricação para a indústria automotiva, aeronáutica e de óleo e gás.

 

Erro na Galeria:
Nenhuma Galeria com ID 28 foi encontrada ou você ainda não criou álbuns para ela .

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful