Alunos de Direito da FAJ ‘julgam’ caso de homicídio

Alunos de Direito da FAJ ‘julgam’ caso de homicídio

Estudantes do 8º semestre do curso de direito retrataram um caso real ocorrido em 2009

 

Um homem mata o cunhado com seis golpes de facão. É levado a júri popular e absolvido com base na tese de legítima defesa. O caso real ocorrido em 2009 na cidade de Santo Antônio de Posse foi retratado por alunos do 8º semestre do curso de direito da Faculdade de Jaguariúna – FAJ na edição 2016 do tradicional “Júri Simulado”. O evento realizado na terça-feira, 22 de novembro, no Teatro Municipal de Jaguariúna, foi acompanhado por público formado de familiares dos estudantes, amigos e diversos profissionais da área jurídica da região. Assim como no caso original, a tese da legítima defesa prevaleceu sobre as argumentações dos promotores de acusação e o réu acabou sendo absolvido por 4 a 2.

Para reproduzir o Júri, os alunos distribuíram entre si as funções de acordo com o perfil de cada um para exercer o papel de promotor, juiz, advogado, testemunha de defesa e acusação. Após meses de preparação, todo o ritual e os procedimentos obrigatórios de um tribunal foram fielmente seguidos pelos estudantes na execução da atividade prática que é um dos pontos altos do curso de direito da FAJ.

“Todos nós nos preparamos muito para este trabalho, que faz com que o aluno vivencie como funciona, na prática, um julgamento”, comentou ao final do evento a aluna Cláudia Agostinho, 37 anos. “Aqui, durante essa atividade, você descobre para onde quer ir, pois ajuda a decidir com qual área de atuação o aluno se identifica mais”, disse.

“Este Júri Simulado mostrou que eles (alunos) estão preparados. Foi uma apresentação de alto nível”, elogiou emocionado o professor José Carlos Ortiz, que leciona a disciplina Direito Processual Penal.

 

PREPARAÇÃO INTENSIVA

“O Júri alia a teoria à prática. Durante 5 anos de curso, os alunos adquirem uma bagagem teórica muito grande, mas também exercem e vivenciam o aprendizado em atividades como esta”, afirma o coordenador do curso de Direito, professor Fabrízio Rosa. “Penso também que o Júri Simulado cumpre um papel fundamental para a formação acadêmica e prática dos futuros operários do Direito”, avalia.

Uma vez que o lema da Instituição é ‘o futuro na prática’, os alunos do 8º semestre utilizam nesta atividade boa parte dos conhecimentos adquiridos até o atual estágio do curso. Mas, além dos que participaram efetivamente do julgamento, os demais cumpriram funções de apoio, como recepção, serviço de buffet, cobertura fotográfica, divulgação, captação de patrocinadores e toda a preparação do evento. “Nos dividimos em grupos e tivermos respaldo dos professores. Considero esse um evento importante não só para nós, mas para a sociedade”, fala Maria Lalla, 38 anos, que trabalhou na organização.

“O Júri Simulado cumpre um duplo papel, que é o exercício acadêmico de simulação de um dos institutos mais fascinantes do Direito pelos alunos e a possibilidade aberta à comunidade de acompanhar de forma efetiva o desenrolar de um julgamento, com todos os elementos reais que envolvem tal situação”, declara o coordenador.

Fabrízio Rosa ainda acrescenta: “O Júri Simulado é uma atividade muito rica em aspectos multidisciplinares, envolvendo, por exemplo, Psicologia Jurídica, Direito Penal, Civil, Processual e Constitucional. Isso faz com que o aluno possa colocar em prática, em termos sintéticos, o que desenvolveu até agora em seu aprendizado junto com os professores da Faculdade. Ao mesmo tempo, gera para a população presente a chance de estar dentro de um instituto que realmente é um reflexo de tudo aquilo que é feito na prática.”

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful