Alunos de Confeitaria do FAJTEC preparam guloseimas em atividades práticas

Alunos de Confeitaria do FAJTEC preparam guloseimas em atividades práticas

Nas últimas duas semanas, os alunos do curso técnico de Confeitaria do FAJTEC, orientados pela professora Adriane Machado, prepararam doces deliciosos em aulas práticas no Laboratório de Alimentos I. No dia 17, os alunos fizeram um “Bolo de Rolo”, receita típica do Recife.

O bolo é uma espécie de rocambole feito de pão-de-ló bem fininho e recheado com goiabada. “O que poucos sabem é que o doce foi inspirado no “colchão de noiva”, um bolo português parecido, porém recheado com nozes. Por muito tempo ele foi restrito aos senhores de engenho e a alta sociedade, mas depois caiu no gosto do povo. Em 2007, o bolo de rolo foi reconhecido como patrimônio imaterial de Pernambuco”, contou a Profa.

Quindim

Já no dia 24, a atividade prática dos alunos foi o preparo de quindim, doce que tem como ingredientes gema de ovo, açúcar e coco ralado. Segundo a Profa. Adriane, a receita que utiliza coco ralado é originária do Nordeste brasileiro e é diferente da receita portuguesa, conhecida como brisa-do-Lis, que, no lugar do coco ralado, utiliza amêndoa. “Normalmente, o doce pode ser preparado em formas pequenas como as de empadinhas ou em formas grandes de pudim. As versões maiores podem receber o nome de quindão”, explica.

O nome “quindim” é de origem africana e significa “dengo, encanto”.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful