Alunos de Automação realizam visita técnica ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Alunos de Automação realizam visita técnica ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Alunos do 6° semestre do curso de Tecnologia em Automação Industrial e alunos do 2º, 4º e 6º semestres de Engenharia de Controle e Automação, estiveram presentes no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), na última quinta-feira (27).

Segundo o professor, Lucas Costa, a proposta da visita foi conhecer a estrutura de um instituto de pesquisas que trabalha na área aeroespacial, pois existem exemplos de automação e controle vistos pelos alunos nesta área. “Um exemplo recente foi à sonda espacial Philae, a 1ª sonda a pousar em um cometa e tudo de maneira autônoma”, explica o professor.

Na visita os alunos viram um histórico do INPE numa apresentação em vídeo. Depois passaram por uma exposição com réplicas miniaturizadas dos satélites já projetados neste instituto, assim como as suas aplicações, que dentre outras está a fiscalização do desmatamento da Amazônia e o monitoramento do clima para sua previsão.

Na sequencia eles conheceram o Laboratório de Integração e Testes (LIT). Nele, os alunos viram testes que são realizados tanto em âmbito acadêmico quanto industrial. Um dos testes é relacionado à funcionalidade de estruturas em ambientes extremos, como os encontrados por um satélite em órbita, que possui variações bruscas de temperatura na ausência de ar (vácuo).

Outro teste visto foi em relação à resistência a vibrações mecânicas e acústicas que pode ser aplicado a diversos materiais e setores. No setor aeroespacial, o teste simula as vibrações que ocorrem no momento do lançamento do foguete. Já no setor industrial esses testes visam, por exemplo, verificar a resistência à vibração de cargas durante o processo de logística.

A última atividade contemplada foi o de compatibilidade eletromagnética que visa verificar se determinados equipamentos não sofreram com interferência eletromagnética externa, como por exemplo, a interferência às vezes vista quando um celular toca ao lado de uma caixa de som.

E por fim os alunos conheceram o LABSIM (Laboratório de Simulação) com a explanação do Dr. Paulo Milani, responsável pelas atividades no laboratório. Os alunos viram exemplos de sistemas de controle que podem ser aplicados para o controle de atitudes de um satélite. No LABSIM também podem ser simuladas as condições de operação de sensores e atuadores, assim como se podem aferir estes componentes para utilização posterior em um satélite.

“A importância desta atividade é verificar o funcionamento de um instituto de pesquisa e ver que os conhecimentos aprendidos durante o curso podem ser aplicados nas mais diversas áreas e situações, ampliando a visão do aluno acerca das opções de carreira que eles podem seguir”, frisa o professor, Lucas.

 

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