Alunos da FAJ são semifinalistas no Prêmio Santander de Empreendedorismo

Alunos da FAJ são semifinalistas no Prêmio Santander de Empreendedorismo

Dois projetos de estudantes da Faculdade de Jaguariúna (FAJ) foram classificados entre os semifinalistas do Prêmio Santander Empreendedorismo 2013, na categoria Economia Criativa, uma das quatro modalidades dos Prêmios Santander Universidades. Um deles, com o tema “Cota Frete”, de autoria de Guilherme Ricardo Caetano, aluno de Ciências Contábeis, e o outro “Intelligent Eletric Broom”, de Tainá Pereira dos Santos, estudante de Administração.

Ao todo, as quatro modalidades dos Prêmios Santander receberam mais de 16 mil projetos inscritos, entre os quais 50 chegaram à final, representando os estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Entre os finalistas, representando a região de Campinas, participa apenas um estudante da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pablo Agustin Vargas, na modalidade Prêmio Santander Guia do Estudante e categoria uso de recursos tecnológicos. O projeto trata do uso de novas tecnologias no ensino odontológico. Os vencedores de cada premiação serão conhecidos dia 19 de novembro, em cerimônia nacional, em São Paulo, e receberão R$ 100 mil reais, além de bolsas de estudos.

Vassoura inteligente

Para Tainá, moradora de Santo Antonio de Posse, a representação na fase semifinalista foi um ótimo resultado e a classificação foi recebida com surpresa e estímulo para o desenvolvimento de suas ideias. “Por mais louca que parecesse a ideia, os professores estimularam o desenvolvimento do projeto e acompanharam as diversas etapas, em cada fase de dificuldades”, observou a estudante.

A ideia da vassoura inteligente surgiu para atender ao que Tainá considera uma necessidade na vida moderna em que as mulheres têm que se desdobrar para conseguir cumprir os vários compromissos profissionais, familiares ou pessoais. “Grande parte das mulheres tem compromissos dentro e fora de casa e queria desenvolver algo que pudesse auxiliar no dia a dia, que contribua para o melhor aproveitamento do tempo livre com atividades de lazer, por exemplo”.

Segundo a estudante, a proposta apresenta uma “vassoura elétrica inteligente” que funciona sem o contato manual, mas que exerce as mesmas funções de uma vassoura comum, adaptada com sensores que possibilitam o desvio do instrumento de obstáculos como os móveis. “No mercado há vassouras elétricas, mas não com esse dispositivo inteligente”, compara.

A edição de 2013 dos Prêmios Santander Universidades bateu todos os recordes de inscrições: foram 16.838 projetos de universitários de graduação e pós-graduação e pesquisadores, que representam – 63% a mais que em 2012. Neste ano, a quantidade de instituições de ensino superior participantes também cresceu, passando de 491 para 618. São Paulo é o estado com mais inscrições (8.413), seguido por Minas Gerais (1.233) e Rio Grande do Sul (416).

Por: Viviane Westin, jornal Gazeta Regional – edição de 16 de novembro

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful