Alunos da FAJ participam da Campanha de Vacinação contra o HPV nas escolas

Alunos da FAJ participam da Campanha de Vacinação contra o HPV nas escolas

Alunos e professores do curso de graduação em Enfermagem da FAJ estão desempenhando uma participação ativa na Campanha Nacional de Vacinação contra o Vírus HPV, iniciada no dia 10 de março com o objetivo de prevenir um tipo de câncer muito perigoso para as mulheres: o de colo de útero. As pré-adolescentes são o principal alvo da campanha.

Os estudantes puderam desenvolver uma participação efetiva na ação realizada nesta quarta-feira, 19, na Escola Amâncio Bueno, em Jaguariúna. Eles tiveram a oportunidade de passar orientações ao público-alvo – meninas de 11 a 13 anos – e proceder a aplicação da vacina, em trabalho conjunto com a Vigilância Epidemiológica do município.

“Além da relevância da causa, a campanha é uma experiência muito importante para a formação acadêmica dos estudantes, pois grande parte dos nossos alunos será absorvida pelo serviço público no futuro”, disse a professora Tatiane Vegette Pinto, da disciplina de Atividades Práticas e Estágio Supervisionado, do curso de Enfermagem da FAJ. “Além disso, trata-se de uma estratégia inovadora e o cuidado a um público – os adolescentes – que geralmente não acessa os serviços de saúde”, completa.

A professora explica ainda que a ação representa uma oportunidade para a realização de atividades de educação em saúde, com orientações sobre o autocuidado e prevenção de DSTs junto às adolescentes, promovendo uma atenção integral a esse público. “Certamente está sendo uma oportunidade única e muito enriquecedora aos alunos, visto que se trata de uma abordagem de caráter nacional e com expectativa de grande impacto na saúde pública brasileira”, ressalta a Profª Tatiane.

A atuação dos alunos nestas ações se realiza na condição de estágio, que é uma exigência do Ministério da Educação, e em atendimento ao que preconiza a grade curricular da Faculdade. “O grupo que está aqui vivencia o estágio na atenção básica à saúde e a campanha de imunização faz parte das ações do enfermeiro, de suas atribuições dentro desta etapa”, explica a docente.

O aluno de Enfermagem Erik Bueno, que participou da ação na manhã desta quarta, já pensa nos reflexos do estágio na futura carreira. “É uma preparação para a atuação no mercado de trabalho”, comentou. Sua colega Maiara Rocha avalia que a campanha funciona como um ‘test drive’. “Aqui a gente consegue colocar a teoria em prática. Estamos vivenciando uma das várias possibilidades de atuação do enfermeiro”, disse.

CAMPANHA

A Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV acontece no período de 10 de março a 10 de abril com o objetivo de vacinar principalmente meninas de 11 a 13 anos. Para garantir melhor cobertura, em Jaguariúna a vacinação está sendo realizada nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental do município.

O vírus HPV é responsável por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero (é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres) e o responsável pela morte de aproximadamente 270 mil mulheres no mundo. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil óbitos nesse ano.

O objetivo da campanha é prevenir a infecção causada pelo vírus e consequentemente levar à redução dos casos de câncer de colo de útero e redução de verrugas genitais. A vacina não tem efeito para tratamento e não substitui a realização do exame papanicolau. As pessoas vacinadas continuam necessitando usar o preservativo, pois a vacina não confere proteção contra todos os tipos de vírus.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful