Alunos da FAJ colocam em prática projetos de automação e robótica

Alunos da FAJ colocam em prática projetos de automação e robótica

O Campus II da Faculdade de Jaguariúna – FAJ se transformou numa verdadeira feira de tecnologia na noite da sexta-feira (23). Os protagonistas foram os alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação Industrial, que usaram toda sua criatividade para apresentar diversos inventos capazes de promover diversão e trazer praticidade, conforto e comodidade ao dia a dia das pessoas.

A Mostra de Projetos Temáticos expôs os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o primeiro semestre. “Mesmo alunos da primeira turma, que chegam sem praticamente nenhuma base, conseguem desenvolver seus projetos, construir, implementar e apresentar para o público”, comenta o professor Claudemir Aparecido Donetti, da disciplina Instrumentação dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação Industrial.

“A apresentação dos projetos temáticos é muito importante para o aluno ver na prática o que ele aprende em sala de aula. Por exemplo, no caso de uma programação de CLP, uma coisa é ele fazer um exercício em sala de aula, e outra é ele criar uma máquina, implementá-la e por para funcionar. Isso vai agregar muito em sua vida profissional”, explica o docente.

PREPARAÇÃO PARA O MERCADO

Para muitos alunos, o aspecto mercado de trabalho foi determinante na hora de executar o projeto. Paulo Eduardo Bordignon, Luis Hernan Batone e Renan Alborghette Borba, do 7º semestre de Engenharia de Controle e Automação, fizeram a reprodução de uma estação de captação e tratamento de água e esgoto, sistema que, segundo eles, pode ser adotado por empresas públicas e do setor privado. “Mostramos o projeto desde a captação, consumo e distribuição até o retorno ao rio. O projeto foi realizado de modo artesanal, com fibra de vidro”, contou Paulo.

O tema também resultou no trabalho apresentado pelos alunos Juan Ferrari, Antonio Purcelo Jr., Willian Jr. e Rafael Rovaron, da mesma turma, que levaram à mostra um sistema supervisório que controla a planta do ciclo de tratamento de água e de efluentes. “Utilizamos uma ferramenta chamada LabVIEW e tudo é controlado remotamente por software”, disse Juan.

ROBÔS-FUNCIONAIS

Robôs criados para facilitar o dia a dia das pessoas também ganharam destaque no evento. Com um deles, por exemplo, é possível trocar os pneus do carro com apenas um toque. Pelo menos é o que promete o projeto da equipe Prime Ideas, dos alunos do 1º semestre de Engenharia de Controle e Automação David Gustavo Ferreira, Edson Castelo, Leonardo Correia, Lucas Henrique Cândido e Mateus Alves Souza. “Criamos este robô para facilitar a troca de pneus com segurança, pois só há a troca do pneu se o carro estiver erguido. Ele possui a dimensão de um macaco, é leve e com um simples toque faz tudo sozinho”, garantem os inventores.

Seguindo a tendência de facilitar as tarefas cotidianas, a equipe Alpha, formada pelos alunos Jenifer Almeida Dias, Camila Boaventura, Diego Freitas, Elias da Silva, Jéssica Cavenaghi, Maicon Cesário, Winne Souza e Yuri Alves, do 1º semestre de Engenharia de Controle e Automação, apresentou o RP01, robô passador de roupas. “Desenvolvemos com o objetivo de otimizar o tempo usado para passar roupas”. O projeto considerado simples pelos criadores funciona com vapor e tem a proposta de passar rapidamente qualquer tipo de roupa. Para isso, dispõe de cabide ajustável e regulagem da intensidade de vapor.

Na mesma esteira, o público da Mostra pode conhecer o robô aspirador de pó, apresentado pela equipe Alphatec, formada por Flávio Takamia, Kleber Godoi, Evandro Cavalheri e Paulo Afonso Marquesini, do 1º semestre de Engenharia de Controle e Automação. “Utilizamos um microcontrolador à base da tecnologia arduino, sensores, placa de ponte H, um aspiradorzinho de pó, baterias recarregáveis e placa de relê”, comentou Flávio.

O robô é controlado via bluetooth do celular, através de um aplicativo que a pessoa pode baixar em qualquer aparelho com sistema Android. Pode ser controlado com teclas do celular ou com acelerômetro (com a inclinação do celular ele vai para frente, para trás, para os lados). Se preferir, o usuário pode colocar no modo automático que funciona por meio de um sensor.

Outra novidade que chamou a atenção e promete eficiência e aumento de produção partiu da equipe i9 Tech Engenharia, formada por Tiago Armando, Ronaldo Canali, Murilo Corbo, Eder Rafael Martins e Daniel Arten, do 1º semestre de Engenharia de Controle e Automação. Trata-se de um robô plantador de sementes hidropônicas. “Criamos (o robô) para facilitar a plantação de sementes. A gente fez com alface, mas dá para adaptar para outras culturas. Focamos em algo que não existia no mercado. Com isso a pessoa vai reduzir custo e aumentar os ganhos”, enfatizaram os criadores.

DIVERSÃO

A diversão também marcou presença na Mostra de Projetos Temáticos. O espaço FAJLândia abrigou jogos de futebol, múltipla escolha, tiro ao alvo e simulação dos mais modernos videogames. Tudo com funcionamento eletrônico.

Um desses “brinquedos” é o SnowBot, da equipe Autbots, de Daniel Bonesi, Rafael Corsi Dias, Alex Sandro de Oliveira, Mateus Rosa e Luis Fernando Bueno, do 3º semestre de Engenharia de Controle e Automação. Trata-se de um simulador de snowboard que utiliza uma prancha para fazer os movimentos esquerda-direita e uma base com comando para acelerar, frear e fazer todas as manobras. O invento consiste em um aparelho de videogame PlayStation 3, um jogo de snowboard e um kit Árcade igual ao de fliperama.

“A pessoa sobe na prancha e tem duas laterais de apoio (corrimões) para dar sustentação e não sofrer queda. Ela então trabalha com as pernas fazendo os movimentos laterais. O jogador faz o comando e define o que vai para a tela”, explicam os inventores.

A exposição ainda teve como sensação a Guerra de Robôs, promovida pela turma do 3º semestre de Tecnologia de Automação Industrial. Em uma arena montada no local as engenhocas desenvolvidas pelos alunos entraram em ferozes e velozes batalhas. A atração, a exemplo das edições anteriores, atraiu um grande público.

 

Erro na Galeria:
Nenhuma Galeria com ID 28 foi encontrada ou você ainda não criou álbuns para ela .

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful