Alunos da Engenharia de Produção realizam melhorias em empresa da região

Alunos da Engenharia de Produção realizam melhorias em empresa da região

Para ter um conhecimento técnico embasado na prática, os estudantes do 6º semestre de Engenharia de Produção realizaram diversas aulas funcionais no laboratório de Sistemas Produtivos da FAJ, trabalhando na melhoria de uma empresa real de Usinagem Industrial do segmento automotivo da cidade de Mogi Mirim.

O estudo foi um desenvolvimento da disciplina de Gestão de Operações, lecionada pelo docente Romilson Cesar Lima e teve como objetivo proporcionar uma visão geral de funções da produção e suas implicações para organizações industriais ou não, apresentar conceitos e técnicas para identificar sua natureza e seus processos, possibilitando a adaptação e aplicação de ferramentas adequadas para diferentes situações de planejamento, organização, direção e controle da produção, bem como seu aperfeiçoamento contínuo.

Segundo o coordenador da Engenharia de Produção, professor Sílvio Cavallari, esse tipo de atividade faz com que ocorra o entendimento da teoria discutida em sala de aula com a prática experimental no laboratório, e nisso contribuindo para a sustentabilidade do negócio e para elevar a carreira profissional dos alunos envolvidos na melhoria e na empresa beneficiada.

As aulas proporcionaram aos estudantes a possibilidade de identificar a importância da criatividade na gestão de operações, realizando um diagnostico em uma empresa real, analisando o ritmo de trabalho, layout, práticas de gestão e a realização da melhoria de processos.

 

DURANTE A PRODUÇÃO

A ação acabou resultando em um feedback positivo, sendo notado uma melhoria na revisão do layout da célula de produção de barras de direção, sincronizando as atividades das máquinas e posicionamento do trabalhador, otimizando o tempo de produção e reduzindo o esforço físico, impactando diretamente na redução de custos e elevação dos resultados.

A equipe é formada pelos alunos Ana Karen Mendes, Douglas Toshio, Fabiana Gonçalves, Hélio Cajiwara e Jefferson Carvalho. Os alunos relatam que quando foi proposto pelo professor Romilson a criação de uma empresa ou a realização de um estudo em uma empresa real, a equipe visualizou oportunidades de melhoria na empresa de pesquisa. Durante a aula prática, tivemos a oportunidade de expor a situação que estava o layout e processo na empresa, realizando uma simulação de alteração de layout, estudos de método e tempo, identificação de ferramentas práticas da gestão de operações como o Lean Manufacturing para otimizar os processos. Com isso conseguimos montar uma estratégia e propor para a empresa as mudanças realizadas.

Com a mudança na empresa, foi realizado um novo estudo para certificar os resultados, que proporcionou a redução de custos, eliminação de desperdícios, aumento da produtividade e melhoria no espaço físico, impactando diretamente para um melhor resultado para a empresa. A empresa relata que o tempo de fabricação da célula de produção para 12 peças era de 24,4 minutos. Com a melhoria passaram a produzir em apenas 17,6 minutos, otimizando o tempo de produção em 27,9% e ainda contribuindo para ergonomia e espaço físico.

O docente Romilson ressaltou ainda que a aula prática possibilitou aos alunos um alinhamento da teoria discutida em sala de aula com a prática das empresas, com destaque para a liberdade de criar e inovar, em que cada equipe ficou responsável para definir o melhor processo produtivo, desenvolvimento de estratégias, melhoria de layout, utilização de tecnologias do fluxo produtivo, melhoria nos métodos e processos, proporcionando um ganho elevado no trabalho, no relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, proporcionando um direcionamento no projeto de vida dos alunos.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful