Alunos da Engenharia de Produção criam empresas em aula prática

Alunos da Engenharia de Produção criam empresas em aula prática

Alunos do 5° semestre do curso de Engenharia de Produção realizaram atividade prática, no dia 30 de março, no laboratório de sistemas produtivos com a criação de produtos Lego.

A aula prática teve como objetivo proporcionar uma visão geral da função, produção e suas implicações para organizações industriais ou não-industriais, além de apresentar conceitos e técnicas para identificar sua natureza e seus processos, possibilitando a adaptação e aplicação de ferramentas adequadas para diferentes situações de planejamento, organização, direção e controle da produção, bem como seu aperfeiçoamento contínuo.

Segundo o Prof. Renato Luis Garrido Monaro, esse tipo de atividade faz com que ocorra o alinhar da teoria discutida em sala de aula, com prática experimental no laboratório de sistemas produtivos, sobre a gestão de operações para Engenharia de Produção. A programação proporcionou aos alunos identificar a importância da criatividade na gestão de operações, analisarem o ritmo de trabalho e tomada de decisões colegiadas, descreverem contribuições e práticas de sucesso nas operações, encontrar oportunidades de melhoria nos processos produtivos, promover o relacionamento interpessoal e trabalho em equipe.

A aluna Letícia Maria Mazon relata que quando foi proposto pelo Prof. Romilson a criação de uma empresa fictícia com o Lego, a equipe logo pensou em demonstrar a fabricação de doces, que foram nomeamos como “Flor de Jujuba”, feito com a tradicional bala de goma. “Durante a aula prática, tivemos a oportunidade de levar nosso material para a fabricação das flores de jujuba. Nossa percepção sobre a aula prática foi que através de uma mini produção, desempenhamos funções de um engenheiro de produção, como por exemplo, a troca de funções entre nós, análise e otimização do tempo de fabricação, detecção de melhorias no processo, realização de testes com menos funcionários na linha de produção, divisão das tarefas e aumento da qualidade a cada novo produto”, explica a aluna.

O professor Romilson Cesar Lima ressaltou que a aula prática possibilitou aos alunos um alinhamento da teoria discutida em sala de aula com a prática, com destaque para a liberdade de criar e inovar, onde cada equipe ficou responsável para definir o melhor processo produtivo, desenvolvimento de estratégias, melhoria de layout, utilização de tecnologias do fluxo produtivo, melhoria nos métodos e processos, proporcionando um ganho elevado no trabalho compartilhado, relacionamento interpessoal e no trabalho em equipe, proporcionando um direcionamento no projeto de vida dos alunos.

 

Erro na Galeria:
Nenhuma Galeria com ID 29 foi encontrada ou você ainda não criou álbuns para ela .

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful