Aluno de Ciência da Computação cria game interativo usando a FAJ como ambientação

Aluno de Ciência da Computação cria game interativo usando a FAJ como ambientação

Para o aluno Ricardo Sousa, as etapas para a criação de um game são de grande importância para a evolução do profissional da área, e vão desde o tempo apertado às dificuldades apresentadas durante seu processo, mas mesmo assim o estudante do 5º semestre de Ciência da Computação conseguiu criar o jogo FAJ Invaders, um game de aventura interativo em 2D que conta em seu contexto a luta do personagem contra a invasão de robôs.

O jogo é ambientado na FAJ, em que robôs controlados por uma inteligência artificial estão invadindo a faculdade e cabe ao jogador no comando do Personagem Principal que é um aluno do curso de Ciência da Computação, impedir a invasão usando como arma somente o seu notebook e seu conhecimento em computação.

O jogo foi criado dentro da disciplina de Integração Profissional, na época da grade do 4º semestre. O aluno explica as etapas que foram necessárias para a preparação do game, que durou em média 3 meses para ficar pronto. Segundo Ricardo, as etapas começam no conceito do jogo, que é o roteiro, as mecânicas e como o jogo vai funcionar, passando para o design de personagens e logo as, objetos, cenário etc. O passo seguinte é o level desing, que consiste na criação do ambiente onde o jogo acontece, seguindo para o UX desing que é a criação de menus e tabelas.

Finalizando o trabalho, vem o design de som, com efeitos sonoros e músicas, a programação que seria a criação de scripts e todo o funcionamento do jogo e finalizando com o teste do game, para verificar possíveis erros e o desempenho final do jogo.

O criador do projeto explica que a maior dificuldade que enfrentou na criação foi o tempo, foram árduos meses de trabalho utilizando seus conhecimentos aprendidos no curso e pesquisas na internet. O aluno, por ser artista e músico, conseguiu cuidar de todas as etapas da criação, por mais que várias dessas partes competem a roteiristas, programadores, desenhistas etc, o estudante criou todo o projeto sozinho, contando somente com o auxílio de docentes do curso.

O aluno explica que não tinha a intenção de criar o jogo para comercializa-lo, ainda mais por ser ambientado na instituição, e sim para aprender os passos da criação de uma game, porém ele afirma que seria de muito interesse disponibilizar o projeto para alunos da FAJ direto do Play Store e App Store. “Acredito que para a FAJ seria muito interessante ter um game feito por alunos na loja de aplicativos do Google e da Apple”, explica.

Pretendendo trabalhar com esse mercado no futuro, Ricardo explica que esse projeto foi muito importante para seu crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Ele ainda faz um apelo para uma grade curricular voltada a criação de games, visto que essa é uma área muito desejada por alunos do curso. “Assim como eu, existem muitos alunos com o sonho de trabalhar com games então pedimos mais cursos específicos para a área e por que não uma Pós-Graduação em Desenvolvimento de Games”, propõe o aluno.

Além desse projeto, o graduando está trabalhando em seu TCC o tema Realidade Virtual. “Estou modelando em 3D toda a estrutura da FAJ e vou criar um game onde o jogador poderá andar pelos corredores e salas da faculdade usando os Óculos de Realidade Virtual e sentir como se estivesse naquele ambiente de verdade”, apresenta o trabalho, que promete trazer muito conhecimento tanto para o aluno quanto para todos os estudantes da área e interessados.

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