Aluna de Gastronomia investe em negócio próprio com venda de brigadeiros gourmet

Aluna de Gastronomia investe em negócio próprio com venda de brigadeiros gourmet

Entrevista

Por Bruno Felisbino
O espírito empreendedor pode despertar de várias formas. Perceber a oportunidade, buscar as ferramentas necessárias e ter coragem de encarar desafios, abrindo mão da zona de conforto, são fatores fundamentais para quem busca transformar o talento em sucesso.

Na FAJ são vários os exemplos de pessoas que saíram do convencional, mudaram de rumo e hoje colhem os frutos da ousadia. Este é o caso da aluna do segundo ano do curso de Gastronomia Thallyta de Assis Moreira, que, um ano após iniciar a formação, decidiu abrir uma loja de brigadeiros gourmet no centro de Mogi Guaçu, cidade onde vive.

Apoiada pelo marido, ela resolveu apostar no talento para a produção do doce e tornar aquilo que antes era algo informal, vendido sob encomenda para amigos, em um negócio promissor. Assim nasceu a Brigadier Brigadeiros Gourmet, que já foi expandida para uma cafeteria e pretende em breve iniciar as vendas pela região.

Na entrevista abaixo ela conta como foi a decisão de investir tudo no empreendimento e fala sobre o papel fundamental da formação para um profissional se tornar bem sucedido.

Como surgiu a ideia de abrir o próprio negócio?
Thallyta de Assis Moreira – Na verdade eu nem sabia fazer brigadeiros. Sempre gastava dinheiro comprando, até que um dia resolvi aprender. Perguntava pra um, pra outro, assistia vídeos no Youtube e então resolvi tentar. Fiz o brigadeiro mas, ao invés de colocar chocolate em pó como mandava a receita, usei chocolate em barra e ficou muito gostoso. Levava para alguns amigos comer e eles começaram a me incentivar a vender na faculdade. Meu marido também vendia na empresa onde ele trabalha. Então começamos a ter muito trabalho, porque chegávamos da faculdade e íamos enrolar brigadeiro até tarde. Até que um dia meu marido me aconselhou a sair do emprego e me dedicar somente aos brigadeiros. Em uma de nossas idas a São Paulo conhecemos uma loja de brigadeiros e tivemos a ideia de abrir uma loja parecida por aqui. À principio fiquei um pouco apreensiva, mas meu marido me convenceu. Ele dizia que se não arriscássemos jamais saberíamos se daria certo ou não.

Em que aspecto o aprendizado no curso de Gastronomia tem lhe auxiliado neste empreendimento?
Em vários sentidos. Nas aulas de Controles Gerenciais, tenho aplicado vários conhecimentos, como controle de estoque, fornecedores. Também aprendi a calcular gastos, preços, custo de funcionário, entre outras coisas. Tive uma ajuda muita grande da Prof.ª Jacqueline Magno, que já teve um negócio e me ajudou de diversas formas. Suas aulas são muito dinâmicas, assistimos a vídeos do Sebrae baseados nos temas das aulas e isso ajuda bastante. A Profª Rita Galo, coordenadora do curso, também me deu muitas dicas sobre doces e me passou contatos de fornecedores. Sempre que saio das aulas penso em como posso aplicar na loja tudo aquilo que aprendi.

Como é a estrutura do negócio? Você tem funcionários?
É uma loja pequena, localizada no centro de Mogi Guaçu, temos uma cozinha no fundo da loja. Vendemos mais de 20 sabores de brigadeiros, fazemos cupcake, servimos café. Agora no inverno estamos fazendo chocolate quente, sopa de chocolate, pettit gateau. Conto com apenas um funcionário, que também cursa Gastronomia na FAJ. Tenho planos de ampliar as vendas para as cidades da região e para isso estamos divulgando em veículos de comunicação de alcance regional.

Quais são seus planos para o futuro e como avalia o aprendizado que vem obtendo no curso?
Minha vontade, antes mesmo de fazer o curso, sempre foi ter um restaurante. Porém, montar uma cozinha industrial custa caro, necessita de pessoal capacitado e, principalmente, dedicado. Pretendo alcançar este objetivo no futuro, mas sem abrir mão dos brigadeiros. Sou apaixonada pela culinária italiana, por isso minha meta é abrir um restaurante de cozinha italiana.

Aprendi muito no curso. Somos apenas a segunda turma de Gastronomia e o curso vem se aprimorando cada vez mais. O que aprendemos nas aulas é indispensável para quem quer seguir uma carreira, e estamos sempre aplicando os conhecimentos no dia a dia, mesmo que seja em um simples almoço para a família. Tinha começado a fazer curso técnico em Nutrição, mas não era o que queria. Adoro o que faço e cada dia que volto das aulas tenho mais certeza de que é isso o que quero fazer da vida e certamente fiz a melhor escolha.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful