ALUNA DE NUTRIÇÃO DA UNIMAX COLOCA EM PRÁTICA SEUS CONHECIMENTOS EM ESTÁGIO REMUNERADO NO HAOC

Luana Medeiros Feitoza está no 8º semestre e estagia no Hospital Augusto de Oliveira Camargo desde julho deste ano

Desde julho de 2018, a aluna do 8º semestre do curso de Nutrição da UniMAX – Centro Universitário Max Planck, Luana Medeiros Feitoza, estagia no HAOC (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) em Indaiatuba, na área de Nutrição Clínica, local onde encontra, diariamente, diversos casos de doenças que a fazem aplicar e se aprofundar ainda mais nos conhecimentos adquiridos na instituição de ensino.

Luana conta que seu interesse em realizar o estágio no Hospital já tem mais de um ano, porém situações de trabalho anteriores a impediram de tentar concorrer à vaga. “Em 2017, recebemos a visita de um estagiário que atuava na parte clínica do Hospital Augusto de Oliveira Camargo. Ele contou sua experiência profissional e explicou um pouco como eram as suas atividades.  Ao fim da apresentação, eu disse ao professor Alexandre que tinha o interesse de fazer o estágio e perguntei o que era preciso fazer para concorrer a uma vaga como esta. Naquele momento, ele informou que não havia vaga, mas ao surgir outra oportunidade me avisaria”, explica.

A aluna comenta que, em dezembro de 2017, foi informada sobre uma nova vaga de estágio, mas como estava em fase de desligamento do emprego, não pode participar do processo seletivo. “De qualquer forma, enviei meu currículo para o RH do Hospital, mas a vaga foi preenchida por outra pessoa em janeiro deste ano. Porém, em julho surgiu outra vaga e desta vez meu currículo estava entre os analisados e fui selecionada”, diz.

Luana ressalta que os desafios numa rotina de ambiente hospitalar são diários. Ela salienta que no curso aprende sobre a fisiopatologia de diversas doenças e suas alterações metabólicas e nutricionais, assim como realizar a devida avaliação nutricional e posterior planejamento de  metas e recomendações nutricionais para cada caso, inclusive por meio de aulas práticas com estudos de caso a fim de reproduzir a realidade dos pacientes e na prática hospitalar encontramos pessoas com muita mais patologias associadas, aumentando ainda mais o desafio de atuação do nutricionista. “Este tem sido o meu desafio: associar o conhecimento que obtive sobre as doenças individualmente e saber trabalhar com elas em conjunto, de forma que as metas e recomendações nutricionais sejam traçadas de maneira correta e tenham efetividade em auxiliar o tratamento ao paciente internado. Além disso, cada paciente possui suas preferências e aversões alimentares, bem como características pessoais e emocionais, e tudo isso deve ser considerado antes de decidir qual será a intervenção nutricional mais adequada e efetiva”,  revela.

A estudante considera ainda como desafio e também uma conquista a integração com a equipe, além de interação com os pacientes e familiares. “Muitas são as conquistas! Todos os dias eu aprendo algo novo ou relembro informações que tive nas aulas e isso me ajuda a fixá-las. Além disso, este estágio me ajuda a aprimorar o relacionamento interpessoal, pois lido com praticamente toda a equipe e aprendo com todos eles. Este é um ótimo momento para adquirir conhecimento e experiência. Serei sempre muito grata pela oportunidade!”, afirma.

O estágio no HAOC só reforça a decisão da estudante pelo curso de Nutrição do Centro Universitário Max Planck. “ Saber que a alimentação está relacionada ao processo de recuperação da saúde e que contribui para o controle de doenças, além de propiciar às pessoas uma melhor qualidade de vida, me motivou e continua motivando”, enfatiza. “A UniMAX me proporcionou o acesso a ótimos professores, com os quais adquiri o conhecimento que coloco em prática hoje. Além disso, foi através do vínculo da UniMAX com o Hospital que pude ter a oportunidade de preencher esta vaga de estágio”, acrescenta.

Para finalizar, Luana espera continuar adquirindo todo o conhecimento possível no estágio no HAOC e que a partir de 2019, consiga entrar no mercado de trabalho já como nutricionista, com toda a experiência e bagagem técnica que foi acumulando ao longo do curso.

Aos que desejam cursar Nutrição na UniMAX, a aluna recomenda: “Participem de todos os eventos promovidos pela instituição: palestras, workshops, etc., para terem o contato com a profissão outros profissionais nutricionistas e ainda outros profissionais da área de saúde. Aos que decidirem fazer o curso, aconselho que se dediquem ao máximo em todos os momentos e tenham em mente que a Nutrição é uma ciência que precisa de aprimoramento contínuo. A instituição possui ótimos professores, muitas aulas práticas e a infraestrutura vêm melhorando a cada dia”, orienta.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas até o dia 19/10, as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck. A prova será realizada no dia 21 de outubro (domingo) às 9h30.

Para se inscrever acesse: CLICK AQUI!

Mais informações pelo telefone: (19) 3885-9900 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

05/10/2018

 

 

 

Pular para o conteúdo